MILAGRES



Muito se ouve atualmente sobre milagres, muitos buscam ou esperam por um milagre em suas vidas; alguns querem cura para uma doença letal, outros querem se livrar de perigos, outros desejam ganhar muito dinheiro, outros aguardam que algo miraculoso ocorra, a tal ponto de o comover e o impulsionar a trabalhar fervorosamente na causa de Deus... enfim, todos querem um milagre de acordo com suas próprias perspectivas. Mas afinal, o que milagre? Como ele ocorre? Qual é o verdadeiro milagre? Será mesmo que só Deus pode operar milagres? Existe algo nos milagres de que devemos ter cuidado? Estudaremos aqui...
Comumente entendemos milagre como um acontecimento sobrenatural, fora do alcance e até da compreensão humanas e a Bíblia está repleta de exemplos de milagres, tanto no Velho como no Novo Testamentos, e como se pode notar na Bíblia Sagada, a ocorrencia de um milagre depende basicamente de três fatores:
  1. Fé Própria: o milagre depende da fé de quem o deseja receber. é o caso, por exemplo do profeta Elias no Velho Testamento, quando este desafiou os sacerdotes de Baal no monte Carmelo para definir quem de fato é Deus, se o SENHOR ou Baal; então dois altares com dois sacrifícios foram levantados, os sacerdotes baalins rogariam a Baal e Elias rogaria ao SENHOR, e quem respondesse com fogo, este então, é Deus. Esta história está registrada em I Reis 18 e lemos que os sacerdotes de Baal passaram horas suplicando a Baal que lhes respondesse com fogo sobre o sacrifício no altar, chegaram a gritar e a se retalhar, derramando sangue deles mesmos, mas nenhuma resposta houve de Baal (VS 26 - 29), então Elias edificou um altar ao SENHOR e ordenou que se jogasse água sobre o sacrifício e o altar, fez uma tranquila oração, e o SENHOR respondeu sua oração com fogo, o qual caiu do céu consumindo o sacrifício, o altar e até lambendo a água no rego em torno do altar (VS 30 - 38). Note que Elias carecia de um milagre, pois estava diante de um grande desafio, pois a vitória se daria de modo sobrenatural, os sacrifícios deveriam ser queimados sem que lhes metessem fogo (VS 23 e 25); sem dúvida Elias teve fé, pois é preciso muita fé para fazer um desafio como este, e Deus operou o milagre, em resposta á sua oração de fé. No Novo Testamento encontramos a história da mulher que sofria de hemorragias há doze anos e já não tinha recursos para se tratar com médicos, foi até Jesus entre a multidão e lhe tocou nas vestes e imediatamente foi curada, Jesus sentindo que dEle saiu poder procurou na multidão que O seguia, quem tinha tocado em suas vestes, então a mulher temende e tremendo lhe confessou tudo e Jesus a elogiou dizendo: "Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz, e sê curada deste teu mal." (MARCOS 5:34 BT) aqui Jesus deixou muito claro que foi a fé da mulher que a salvou, assim temos novamente o milagre sendo operado dependente da fé de quem o recebeu.
  2. Fé Alheia: o milagre depende da fé de outro. Encontramos no Velho Testamento um relato ocorrido com o sucessor do profeta Elias - o profeta Eliseu - que ressuscitou o filho da mulher sunamita, quem recebeu o milagre foi o menino, todavia ele estava morto, não podia ter fé, o milagre dependeu da fé de Eliseu, que pelo poder de Deus, o ressuscitou; esta história está relatada em II Reis 4:8 - 37. No Novo Testamento encontramos a história registrada em Mateus 8:5 - 13 a qual conta do servo do centurião romano, o qual adoeceu e seu patrão procurou a Jesus afim de conseguir-lhe cura, mas quando Jesus disse que iria cura-lo, o centurião não O permitiu que fosse à sua casa por se julgar indgno de O receber em seu lar, pediu que Jesus desse apenas uma ordem e o seu servo ficaria curado, a isto Jesus respondeu: "Vai! E seja feito conforme a tua fé." (VS 13), a Bíblia relata que naquele momento o servo do centurião foi curado. Perceba que quem foi beneficiado com o milagre foi o servo, mas a fé que promoveu isto foi a do centurião.
  3. Propósito Divino: este milagre independe de fé, ocorre porque Deus quer realiza-lo. Logo no início do velho testamento encontromos um grande milagre - a própria criação do mundo - ou vai dizer que isto não é milagre? A formação de um planeta inteiro, incluindo seus habitantes e até mesmo seu satélite natural (lua) e estrelas, como o sol para iluminar durante o dia e outras para iluminar a noite. Tudo isto formado pela palavra do Ser infinito - Deus - somente os seres humanos e um jardim chamado Édem, Ele fez com as prórias mãos, como se lê em Gênesis 2:7-8, todo o restante foi formado por Sua palavra, como se lê nos capítulos 1 e 2 de Gênesis; obsevemos que tamanho milagre ocorreu pela vontade e atuação Divina somente, não foi necessária a fé de ser humano algum, afinal, não haviam seres humanos até então. No Novo Testamento encontramos a história da morte e ressurreição de Lázaro, registrada em João 11:1-44, neste texto nota-se, especialmente nos versículos 21-27, 37 e 39-42, certa incredulide das pessoas que estavam com Jesus, a Ele observando e com Ele conversando, tanto, que em Sua oração, Jesus disse o seguinte: "Pai, graças te dou porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que me rodeia, para que creiam que tu me enviaste." (VS 41-42 BT); assim percebemos que este foi outro milagre ocorrido, apenas pelo propósito Divino de fazer com que a multidão ali presente, cresse que Jesus era de fato, o Messias enviado da parte de Deus.
Mas precisamos ter cuidado com os milagres que vemos por aí e os religiosos que dizem realiza-los, pois nem todos provem de Deus; a Bíblia diz: "Pois os tais são falsos apóstulos, obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstulos de Cristo. E não é de admirar, pois o prórpio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transformem em ministros de justiça. O fim deles será confore as suas obras." (II CORÍNTIOS 11:13-15 BT) e Jesus mesmo alertou: "Pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." (MATEUS 24:24 BT)
Então como saber se o milagre provem de Deus e se o religioso fala da parte de Deus? A Bíblia dá os seguintes conselhos: "Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus, porque já muitos falsos profetas têm surgido no mundo. Nisto Conheceis o Espírito de Deus: Todo espírto que confessa que Jesus veio em carne é de Deus, mas todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus. Este é o Espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e agora já está no mundo." (I JOÃO 4:1-3 BT) e Jesus disse: "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Do mesmo modo, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir maus frutos, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino do Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: senhor, senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milgres? Então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!" (MATEUS 7:15-23 BT). Analise a vida de quem diz fazer o milagre, conforme a luz da Palavra de Deus, e fique sabendo se o tal milagre provem de Deus.
Nós entemos como milagres as curas de doenças sem a medicina, ressurreição de mortos e ocorrencias inexplicáveis pela ciência; para Deus porém, isto tudo é natural, faz parte dEle; para Deus, milagre de verdade, é quando um pecador se arrepende do mal e decide seguir e servir a Jesus, mesmo tendo que lutar contra o mundo todo submerso em pecados e maldades, mesmo tendo que lutar contra sua própria natureza pecadora. Quando um pecador se converte, não tenha dúvida de há festa no céu, pois isto sim, é milagre!

REFERENCIA

A Bíblia Sagrada.

LEGENDAS

BT: Bíbla Tompsom (tradução bíblica).

Palavras de Jesus.

Outras citações bíblicas.

2 comentários: